O QUE É O URBANISMO?


As cidades são um projeto sempre em aberto, em permanente imaginação, concretização e reinvenção. São o resultado das pequenas e das grandes ações de todos nós. São construções físicas, mas também expressões da cultura, da convivência e dos modos de habitar de uma sociedade. Neste sentido cabe aos arquitetos e, em particular, aos que detém uma formação especializada em Urbanismo o desafio do desenho do espaço, imaginando e projetando os lugares onde habitamos, trabalhamos, aprendemos e convivemos.


SER ARQUITETO: UM PAPEL NA SOCIEDADE


Tal como numa orquestra sinfónica, onde os diversos instrumentos contribuem para a riqueza de uma obra musical, muitas disciplinas e técnicos de formações distintas contribuem com o seu saber para a gestão e organização das cidades e do território. No entanto, é o papel dos Arquitetos, através do Projeto e do Desenho, coordenar e sintetizar o esforço conjunto das muitas mãos que produzem as fantásticas obras que são as cidades, ganhando um papel ativo na vida, cultura e desafios da vida na Cidade.

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR URBANIISMO NA FA
10 MOTIVOS PARA ESTUDAR URBANIISMO NA FA

PRIMEIRA ESCOLA COM ESPECIALIZAÇÃO EM URBANISMO


Com raízes que remontam ao século XVI, a FA foi a primeira escola portuguesa a proporcionar formação superior em Arquitetura com uma abordagem especializada ao Urbanismo, com a abertura das Licenciaturas em Arquitetura do Planeamento Urbano e Territorial e Arquitetura da Gestão Urbanística a partir de 1992, consolidando-se como curso de referência e elevada empregabilidade.

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR  URBANISMO NA FA
10 MOTIVOS PARA ESTUDAR URBANISMO NA FA

ÚNICO CURSO DE URBANISMO PÚBLICO NO PAÍS


O Mestrado Integrado em Arquitetura com especialização em Urbanismo é atualmente o único curso universitário público em Portugal que oferece uma formação em Arquitetura enriquecida com uma abordagem reforçada a questões de âmbito urbano, concorrendo assim para a formação de um profissional capaz de pensar na cidade como o seu objeto de estudo, tendo assim um papel ativo não só no planeamento do espaço, mas também na vida, cultura e desafios da vida na Cidade.

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR  URBANISMO NA FA
10 MOTIVOS PARA ESTUDAR URBANISMO NA FA

ACREDITADO PELA ORDEM DOS ARQUITETOS


O Mestrado Integrado em Arquitetura com especialização em Urbanismo é um curso acreditado pela Ordem dos Arquitetos.

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR  URBANISMO NA FA
10 MOTIVOS PARA ESTUDAR URBANISMO NA FA

RECONHECIDO PELA DIRETIVA EUROPEIA


O Mestrado Integrado em Arquitetura com especialização em Urbanismo é um curso regulado pela Diretiva Europeia 2005/36/CE.

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR  URBANISMO NA FA
10 MOTIVOS PARA ESTUDAR URBANISMO NA FA

DISTINGUIDO COM SELO DE QUALIDADE PELA AESOP


O Mestrado Integrado em Arquitetura com especialização em Urbanismo foi distinguido com o Selo de Qualidade da AESOP - Association of European Schools of Planning, sendo considerado que este cumpre os padrões europeus de qualidade dos programas de planeamento, complementada por uma internacionalização efetiva dos processos de ensino e aprendizagem.

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR  URBANISMO NA FA
10 MOTIVOS PARA ESTUDAR URBANISMO NA FA

MODELO DE ENSINO CENTRADO NO ALUNO


A aposta num ensino de proximidade entre docentes e alunos potencia a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências que concorrem para a formação de um profissional com uma vantagem competitiva tanto no mercado nacional, como internacional. Os espaços de aula e trabalho da FA proporcionam um ambiente letivo de grande abertura, flexibilidade e partilha, com recurso a materiais, técnicas e formas de conceção diversificada.

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR  URBANISMO NA FA
10 MOTIVOS PARA ESTUDAR URBANISMO NA FA

ESPAÇOS DE SUPORTE À VIDA ACADÉMICA


A FA disponibiliza aos seus alunos um conjunto amplo de espaços especializados de suporte à vida académica e que incluem:
• Biblioteca
• Centro de Audiovisuais
• Centro de Cartografia
• Centro de Informática
• Oficinas
• Centro de Prototipagem Rápida

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR  URBANISMO NA FA
10 MOTIVOS PARA ESTUDAR URBANISMO NA FA

OFERTA DE WORKSHOPS, INVESTIGAÇÃO, LIGAÇÃO À SOCIEDADE


O percurso académico é enriquecido pela oferta regular de Workshops, Cursos Livres, Conferências com convidados externos e múltiplas iniciativas de ligação à sociedade, incluindo protocolos com municípios e outras entidades. Por outro lado, o corpo docente de Urbanismo desenvolve diversas linhas de investigação, com envolvimento dos estudantes, cimentando uma formação avançada e internacionalmente reconhecida.

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR  URBANISMO NA FA
10 MOTIVOS PARA ESTUDAR URBANISMO NA FA

MAIS DE 100 PROTOCOLOS DE MOBILIDADE


Através de vários programas de mobilidade, a FA faculta aos seus alunos a possibilidade de estudarem um ou dois semestres no estrangeiro:
• 102 acordos no âmbito do Programa Erasmus
• 28 acordos com Universidades da América Latina
• 1 acordo com uma Universidade do Canadá
• 1 acordo com Universidades em Israel
• rede de intercâmbio Europa - Japão, Coreia – programa AUSMIP
• rede de intercâmbio com a Europa de Leste – programa TEMPO
• programas Erasmus Placement e IAESTE para a realização de estágios profissionais em empresas e centros de investigação
• Programa Almeida Garrett, permitindo estudar durante um semestre numa outra Escola do Ensino Superior Português

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR  URBANISMO NA FA
10 MOTIVOS PARA ESTUDAR URBANISMO NA FA

FACULDADE COM MAIOR NÚMERO DE ALUNOS ERASMUS


A ampla oferta de formação oferecida pela FA faz desta, a escola com maior número de alunos estrangeiros provenientes da Europa, mas também de países de outros continentes com os quais a FA possui acordos de intercâmbio.


URBANISMO NA FA


O curso desenvolve uma formação em Arquitetura, promovendo uma abordagem reforçada, integrada e a diversas escalas, do projeto de edifícios e de espaços interiores à intervenção em espaços urbanos e territoriais: conjuntos edificados, espaços públicos, partes de cidade, cidades e aglomerados urbanos, áreas metropolitanas, paisagens e territórios de âmbito regional. Constituem temas relevantes de reflexão e aprendizagem questões atuais relacionadas com a reabilitação urbana, a requalificação do espaço público, e a regeneração de áreas em perda, bem como o reflexo de novas tecnologias na conceção e organização da vida urbana.



A MAIS VALIA DA ESPECIALIZAÇÃO


Quando chega o momento de tomares uma decisão sobre o curso que deves escolher, existem inúmeras opções, o que pode gerar dúvidas e medos sobre o caminho a seguir. O Mestrado Integrado em Arquitetura com especialização em Urbanismo é destinado a todos os alunos com um interesse especial pela área de Arquitetura, sendo que esta formação adquirida nos três primeiros anos correspondentes à licenciatura, é posteriormente reforçada com uma componente de Urbanismo que te proporciona uma formação mais abrangente e se torna um fator de diferenciação e competitividade no mercado de trabalho nacional e internacional.


COMO TE PODES CANDIDATAR?

www.dges.mctes.pt

DGES > ESTUDANTES > ACESSO CONCURSO NACIONAL PÚBLICO
Provas de Ingresso:

03 Desenho + 10 Geometria Descritiva
OU
10 Geometria Descritiva + 12 Hist. da Cultura e Artes
OU
10 Geometria Descritiva + 06 Matemática

E-MAIL