CONSTRÓI O TEU CAMINHO
COM O URBANISMO


O QUE É O URBANISMO?


As cidades são um projeto sempre em aberto, em permanente imaginação, concretização e reinvenção. São o resultado das pequenas e das grandes ações de todos nós. São construções físicas, mas também expressões da cultura, da convivência e dos modos de habitar de uma sociedade. Neste sentido cabe aos arquitetos e, em particular, aos que detém uma formação especializada em Urbanismo o desafio do desenho do espaço, imaginando e projetando os lugares onde habitamos, trabalhamos, aprendemos e convivemos.


SER ARQUITETO: UM PAPEL NA SOCIEDADE


Tal como numa orquestra sinfónica, onde os diversos instrumentos contribuem para a riqueza de uma obra musical, muitas disciplinas e técnicos de formações distintas contribuem com o seu saber para a gestão e organização das cidades e do território. No entanto, é o papel dos Arquitetos, através do Projeto e do Desenho, coordenar e sintetizar o esforço conjunto das muitas mãos que produzem as fantásticas obras que são as cidades, ganhando um papel ativo na vida, cultura e desafios da vida na Cidade.


10 MOTIVOS PARA ESTUDAR URBANIISMO NA FA
10 MOTIVOS PARA ESTUDAR URBANIISMO NA FA

1// PRIMEIRA ESCOLA COM ESPECIALIZAÇÃO EM URBANISMO


Com raízes que remontam ao século XVI, a FA foi a primeira escola portuguesa a proporcionar formação superior em Arquitetura com uma abordagem especializada ao Urbanismo, com a abertura das Licenciaturas em Arquitetura do Planeamento Urbano e Territorial e Arquitetura da Gestão Urbanística a partir de 1992, consolidando-se como curso de referência e elevada empregabilidade.

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR  URBANISMO NA FA
10 MOTIVOS PARA ESTUDAR URBANISMO NA FA

2// ÚNICO CURSO DE URBANISMO PÚBLICO NO PAÍS


O Mestrado Integrado em Arquitetura com especialização em Urbanismo é atualmente o único curso universitário público em Portugal que oferece uma formação em Arquitetura enriquecida com uma abordagem reforçada a questões de âmbito urbano, concorrendo assim para a formação de um profissional capaz de pensar na cidade como o seu objeto de estudo, tendo assim um papel ativo não só no planeamento do espaço, mas também na vida, cultura e desafios da vida na Cidade.

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR  URBANISMO NA FA
10 MOTIVOS PARA ESTUDAR URBANISMO NA FA

3// ACREDITADO PELA ORDEM DOS ARQUITETOS


O Mestrado Integrado em Arquitetura com especialização em Urbanismo é um curso acreditado pela Ordem dos Arquitetos.

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR  URBANISMO NA FA
10 MOTIVOS PARA ESTUDAR URBANISMO NA FA

4// RECONHECIDO PELA DIRETIVA EUROPEIA


O Mestrado Integrado em Arquitetura com especialização em Urbanismo é um curso regulado pela Diretiva Europeia 2005/36/CE.

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR  URBANISMO NA FA
10 MOTIVOS PARA ESTUDAR URBANISMO NA FA

5// DISTINGUIDO COM SELO DE QUALIDADE PELA AESOP


O Mestrado Integrado em Arquitetura com especialização em Urbanismo foi distinguido com o Selo de Qualidade da AESOP - Association of European Schools of Planning, sendo considerado que este cumpre os padrões europeus de qualidade dos programas de planeamento, complementada por uma internacionalização efetiva dos processos de ensino e aprendizagem.

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR  URBANISMO NA FA
10 MOTIVOS PARA ESTUDAR URBANISMO NA FA

6// MODELO DE ENSINO CENTRADO NO ALUNO


A aposta num ensino de proximidade entre docentes e alunos potencia a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências que concorrem para a formação de um profissional com uma vantagem competitiva tanto no mercado nacional, como internacional. Os espaços de aula e trabalho da FA proporcionam um ambiente letivo de grande abertura, flexibilidade e partilha, com recurso a materiais, técnicas e formas de conceção diversificada.

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR  URBANISMO NA FA
10 MOTIVOS PARA ESTUDAR URBANISMO NA FA

7// ESPAÇOS DE SUPORTE À VIDA ACADÉMICA


A FA disponibiliza aos seus alunos um conjunto amplo de espaços especializados de suporte à vida académica e que incluem:
• Biblioteca
• Centro de Audiovisuais
• Centro de Cartografia
• Centro de Informática
• Oficinas
• Centro de Prototipagem Rápida

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR  URBANISMO NA FA
10 MOTIVOS PARA ESTUDAR URBANISMO NA FA

8// OFERTA DE WORKSHOPS, INVESTIGAÇÃO, LIGAÇÃO À SOCIEDADE


O percurso académico é enriquecido pela oferta regular de Workshops, Cursos Livres, Conferências com convidados externos e múltiplas iniciativas de ligação à sociedade, incluindo protocolos com municípios e outras entidades. Por outro lado, o corpo docente de Urbanismo desenvolve diversas linhas de investigação, com envolvimento dos estudantes, cimentando uma formação avançada e internacionalmente reconhecida.

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR  URBANISMO NA FA
10 MOTIVOS PARA ESTUDAR URBANISMO NA FA

9// MAIS DE 100 PROTOCOLOS DE MOBILIDADE


Através de vários programas de mobilidade, a FA faculta aos seus alunos a possibilidade de estudarem um ou dois semestres no estrangeiro:
• 102 acordos no âmbito do Programa Erasmus
• 28 acordos com Universidades da América Latina
• 1 acordo com uma Universidade do Canadá
• 1 acordo com Universidades em Israel
• rede de intercâmbio Europa - Japão, Coreia – programa AUSMIP
• rede de intercâmbio com a Europa de Leste – programa TEMPO
• programas Erasmus Placement e IAESTE para a realização de estágios profissionais em empresas e centros de investigação
• Programa Almeida Garrett, permitindo estudar durante um semestre numa outra Escola do Ensino Superior Português

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR  URBANISMO NA FA
10 MOTIVOS PARA ESTUDAR URBANISMO NA FA

10// FACULDADE COM MAIOR NÚMERO DE ALUNOS ERASMUS


A ampla oferta de formação oferecida pela FA faz desta, a escola com maior número de alunos estrangeiros provenientes da Europa, mas também de países de outros continentes com os quais a FA possui acordos de intercâmbio.


URBANISMO NA FA


O curso desenvolve uma formação em Arquitetura, promovendo uma abordagem reforçada, integrada e a diversas escalas, do projeto de edifícios e de espaços interiores à intervenção em espaços urbanos e territoriais: conjuntos edificados, espaços públicos, partes de cidade, cidades e aglomerados urbanos, áreas metropolitanas, paisagens e territórios de âmbito regional. Constituem temas relevantes de reflexão e aprendizagem questões atuais relacionadas com a reabilitação urbana, a requalificação do espaço público, e a regeneração de áreas em perda, bem como o reflexo de novas tecnologias na conceção e organização da vida urbana.



A MAIS VALIA DA ESPECIALIZAÇÃO


Quando chega o momento de tomares uma decisão sobre o curso que deves escolher, existem inúmeras opções, o que pode gerar dúvidas e medos sobre o caminho a seguir. O Mestrado Integrado em Arquitetura com especialização em Urbanismo é destinado a todos os alunos com um interesse especial pela área de Arquitetura, sendo que esta formação adquirida nos três primeiros anos correspondentes à licenciatura, é posteriormente reforçada com uma componente de Urbanismo que te proporciona uma formação mais abrangente e se torna um fator de diferenciação e competitividade no mercado de trabalho nacional e internacional.


COMO TE PODES CANDIDATAR?

www.dges.mctes.pt

DGES > ESTUDANTES > ACESSO CONCURSO NACIONAL PÚBLICO
Provas de Ingresso:

03 Desenho + 10 Geometria Descritiva
OU
10 Geometria Descritiva + 12 Hist. da Cultura e Artes
OU
10 Geometria Descritiva + 06 Matemática

E-MAIL